Bem Vindo a Alcoólicos Anônimos do Brasil.   Click to listen highlighted text! Bem Vindo a Alcoólicos Anônimos do Brasil. Powered By GSpeech

Grupos de A.A.

01 – O QUE É UM GRUPO DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Um Grupo de AA é a menor porção da nossa Irmandade e sua célula básica, sem os Grupos não existiria Alcoólicos Anônimos. Um Grupo de AA deve preencher os seguintes requisitos:

  • 1. Todos os membros do Grupo são alcoólicos;
  • 2. Como Grupo, somos totalmente auto-suficientes;
  • 3. O propósito primordial do Grupo é o de levar a mensagem ao alcoólatra que ainda sofre;
  • 4. Como Grupo não pode haver afiliação ou ligação a coisas externas;
  • 5. Como Grupo não deverá dar opiniões a coisas alheias à Irmandade;
  • 6. Como Grupo a política de relações públicas baseia-se na atração e não na promoção. Seus membros devem manter o anonimato pessoal a nível de imprensa, rádio, televisão e filmes.

02 – TIPOS DE REUNIÕES DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

FECHADA – Somente para alcoólicos são dedicadas à “terapia” dos companheiros. A dinâmica poderá ser estabelecida pelo Comitê Orientador do Grupo ou pelo Coordenador e versará sobre: discussões informais das dificuldades que os companheiros enfrentam para manter a sobriedade, troca de experiências baseadas nos Doze Passos e Doze Tradições, seleciona mento de tópicos específicos tais como: Slogans de AA, os Três Legados, Prece da Serenidade, etc.

Essas reuniões são somente para os alcoólicos. Nelas os membros encontram uma oportunidade de compartilhar, uns com os outros, tudo o que se refere aos problemas relacionados com formas e costumes de beber, assim como seus esforços para alcançar uma sobriedade estável. Também é possível discutir diversos elementos do programa de recuperação e estudar a literatura de A.A. Da mesma forma que as abertas, há espaço para ler a correspondência e os avisos e recolher as contribuições voluntárias para cobrir as despesas do Grupo. O cafezinho ou os refrescos são componentes indispensáveis durante os bate-papos informais, no meio ou no final das reuniões.

Recomendação aprovada pela XXXIII Conferência de Serviços Gerais - 2009

Que nas próximas edições de nossa literatura sejam trocados os termos “Reuniões Abertas” e “Reuniões Fechadas” por “reuniões de A. A”. (maioria absoluta).

ABERTAS – Dedicadas ao esclarecimento a qualquer pessoa interessada sobre AA. Neste caso os oradores serão previamente selecionados e os assuntos pré-escolhidos. Extraordinariamente uma reunião fechada, poderá tornar-se aberta no caso de visita inesperada de pessoas não AA. Nesse caso o Coordenador consultará o Grupo para saber da conveniência de abrir uma reunião fechada.

Como indicam as palavras, as reuniões desse tipo são abertas aos alcoólicos e suas famílias, bem como a qualquer pessoa que se interesse em solucionar seu problema com bebida alcoólica ou em ajudar outra pessoa a solucionar um problema de alcoolismo.

A maioria das reuniões abertas segue um roteiro mais ou menos fixo, ainda que em alguns lugares se tenha verificado diversas variações. A Conferência recomenda a leitura do Preâmbulo de A.A. em todas as reuniões. O Coordenador descreve o programa de A.A. em forma resumida para os novatos que estão na sala e em seguida apresenta um ou mais oradores, que contam suas próprias histórias de bebedores e como estão se recuperando em A.A. e podem, às vezes, dar suas interpretações pessoais de A.A.

Na metade da reunião, normalmente há um período para dar os avisos locais de A.A. e o Tesoureiro recolhe as contribuições espontâneas para pagar o aluguel da sala de reuniões, os gastos com literatura e outros custos. Geralmente, depois da reunião, os presentes se reúnem informalmente para tomar cafezinho ou refrescos e "papear".

Nas reuniões abertas, sempre se lembra aos convidados de que as opiniões e interpretações que escutarem ali são unicamente as do orador que as apresenta. Todos os membros têm total liberdade de interpretar o programa de recuperação segundo seu próprio parecer, mas ninguém pode falar pelo Grupo local ou por A.A. em sua totalidade.

PÚBLICA – Esta é uma reunião aberta ao grande público e quase sempre para comemorar um evento de AA. Para esta reunião são convidados o público em geral e, especialmente, médicos, psicólogos, assistentes sociais, sacerdotes, etc.

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech